Os PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (contribuição para o financiamento da segurança social) são impostos federais baseados no volume de negócios das empresas. O PIS destina-se a financiar o sistema de seguro de desemprego e COFINS para financiar a Segurança Social.
Ao lado do imposto sobre as sociedades, é a COFINS que é a principal receita orçamental da Federação.
Todas as empresas do sector privado estão sujeitas a este imposto, excepto::
- Microempresa,
- Pequenas empresas que optaram pelo método SIMPLES Corporate Tax,
- Associações, sindicatos e federações,
- Empresas cooperativas.
Tal como o IVA aplicado em todas as economias ocidentais, estes dois impostos não são cumulativos. A empresa deve pagar qualquer diferença entre o montante de COFINS / PIS cobrado nas vendas e o montante pago nas compras.
No entanto, para as empresas sujeitas ao método de previsão, este imposto é “cumulativo”!
Quanto é a taxa?
A taxa de COFINS é de 7,6% para as empresas sujeitas ao método do lucro REAL. Eles têm o direito de deduzir de um crédito de 7,6% do montante das despesas incorridas pela empresa e necessários para a sua atividade (tais como mercadorias compradas para revenda, matérias-primas utilizadas, aluguer de despesas, o consumo de energia ou de depreciação de capital) do total da COFINS recolhidos sobre vendas.
A taxa de COFINS é de 3% para o método de previsão. Esta taxa é muito menor do que os 7,6% que se aplicam ao método do lucro REAL. Mas, por outro lado, este imposto é cumulativo!
Do mesmo modo, a taxa de PIS é de 1,65% para as empresas sujeitas ao método REAL (com possibilidade de dedução); e é de 0,65% para as empresas sujeitas ao método previsto (sem possibilidade de dedução).
Como é feito o pagamento?
Os contribuintes são obrigados a calcular e pagar PIS e COFINS todos os meses. O prazo é o último dia útil da quinzena seguinte ao mês de referência.
Este cálculo baseia-se em facturas mensais, definidas como o volume de negócios das vendas de bens e serviços, Qualquer que seja a sua natureza e classificação contabilística, excluindo o seguinte::
- O imposto IPI, se claramente identificado nas facturas,
- O imposto SIC, se claramente identificado nas facturas,
- Vendas canceladas e descontos incondicionais,
- Rendimentos e dividendos recebidos de investimentos financeiros,
- Produto da venda de ativos imobilizados,
- O volume de negócios da exportação.
- O rendimento financeiro é incluído na base de cálculo.
Nenhum Comentário