A imagem do símbolo de capricórnio, para o signo é o bode. É um desenho simplificado de uma cabra-Marinha, o mitológico animal – metade cabra, metade peixe – originalmente associado ao signo. A cabeça de bode está implícita para a esquerda, e a cauda de peixe curva para a direita. Tanto o signo do zodíaco como o seu símbolo estão há muito tempo definidos assim.
A divisão do Zodíaco da eclíptica em doze partes, cada uma com um signo do zodíaco, é provavelmente de origem babilônica (Mesopotâmia). Eles foram muito cedo com a astrologia, mapeando o céu e observando movimentos planetários milhares de anos atrás.
O Zodíaco, muito parecido com o que conhecemos hoje, pode ter surgido na Mesopotâmia por volta de 1000 a. C. Mas a astrologia babilônica é provavelmente muito mais antiga do que isso.
Um Peixe-Cabra
Os babilônios já conectaram este sinal do zodíaco e a constelação com o animal mitológico, uma espécie de cabra sereia. Chamavam-lhe o peixe-cabra. A razão para isso está escondida na história. Não deve ter nada a ver com a constelação no céu, o que não sugere tal criatura nem na imaginação mais selvagem.
A constelação é geralmente chamada Capricornus, em latim próprio. Significa “chifre de cabra” ou “cabra Cornuda”, não necessariamente uma cabra marinha. Não importa como as estrelas na constelação estão ligadas com linhas, é difícil ver a cabra.
Várias constelações do zodíaco são igualmente vagas na representação do seu signo do Zodíaco. Aqui está a constelação Capricornus.
Pode-se considerá-lo como a forma muito simplificada de um corpo de algum tipo, por que não um bode, e talvez as estrelas à direita na imagem poderia indicar chifres. Mas realmente, sem a imagem do bode-marinho adicionada, nunca teríamos adivinhado.
Abaixo está uma ilustração antiga da mesma constelação, onde a figura de uma cabra-Marinha foi adicionada. É de um livro do século XVII.
Nenhum Comentário