A dermatite seborréica ou simplesmente seborreia, é um distúrbio das glândulas sebáceas localizadas no couro cabeludo. É atualmente um dos principais problemas capilares do mundo, causando não apenas um problema estético, mas também, e mais importante, uma patologia dermatológica. Se você está sofrendo também com os sintomas então veja aqui os principais tratamentos para seborreia.
Como saber se tenho seborreia?
Comecemos por analisar a forma como ocorre a seborreia e onde se origina. Para isso, precisamos saber o que são as glândulas sebáceas. São um tipo de glândulas que se encontram na segunda camada da pele, conhecida como derme, e são formadas por células que contêm lipídios (gordura) que têm por função lubrificar, proteger a superfície da pele e dar brilho. São encontradas em toda a pele, exceto as mãos, sendo que a face e o couro cabeludo, onde são mais numerosos e de maior tamanho.
A seborréia é causada por um problema funcional das glândulas sebáceas quando estas começam a secretar o excesso de sebo. Esta patologia causa inchaço, coceira e um aspecto de falta de higiene do couro cabeludo, chegando a criar, nos casos mais graves, distúrbios psicológicos, já que é afetada, a auto-estima da pessoa que sofre.
Antes de começar a tomar medidas para curar a seborreia é importante reconhecer a diferença entre algumas doenças que costumam ser confundidas uma com a outra, sendo: a seborreia, hiperseborrea, dermatite seborréica e caspa, os casos mais comuns de doenças no couro cabeludo.
Diferenças entre a dermatite e a seborreia
A principal diferença que devemos reconhecer é entre a seborreia e a hiperseborrea, na primeira, gera-se uma produção de gordura mais elevado do que o normal em poucos dias (entre 3 a 4 dias) após a lavagem do cabelo, enquanto que na hiperseborrea ocorre ainda mais gordura que a seborreia e o efeito aparece no dia seguinte de ser lavado o cabelo.
A dermatite seborréica, por sua vez, refere-se à secreção excessiva acompanhada de uma notória inflamação no couro cabeludo, além de apresentar-se a pele mais seca e provocar uma coceira constante.
A caspa é causada pela seborreia?
A caspa é o transtorno capilar que costuma ser confundido em maior medida com a seborreia, principalmente porque ocorrem as duas em conjunto. A diferença de seborréia, que é uma gordura oleosa, caspa se caracteriza por gerar algumas pequenas escamas brancas, além de que também não apresenta nenhum sinal de inflamação e só pode aparecer no couro cabeludo, enquanto que os casos de seborréia podem ocorrer em outras partes do corpo.
Nenhum Comentário